sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MOVIMENTO UNIÃO CIDADÃ RECICLA RONDONÓPOLIS NO CONPEDUC RONDONÓPOLIS/2013


Participamos do Conpeduc/2013, divulgando as ações de educação ambiental não formal desenvolvidas pelo  Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis na modalidade pôster.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT/Rondonópolis e o tema desta edição do evento foi:  TEMPOS DE VIDA, CULTURA E EDUCAÇÃO.

Abaixo publicamos o texto completo do nosso resumo:

MOVIMENTO UNIÃO CIDADÃ RECICLA RONDONÓPOLIS:PROMOVENDO O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Ana Paula Silva Beer (1)
beer10@terra.com.br
GT05: Educação e Diversidades

Resumo:
O Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis, de cunho educativo-socioambiental, não formal, é constituído por voluntários que, por meio de palestras educativas e articulação com parceiros, orienta a população de Rondonópolis sobre importância da prática dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – e sobre a separação e destinação corretas dos resíduos sólidos, contribuindo para futura implantação de um programa de coleta seletiva na cidade. Esses objetivos estão em consonância com Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), aprovada em 2010, que traz grandes desafios para toda sociedade, prevendo a responsabilidade compartilhada entre governo, empresas e sociedade. Para o sucesso dessa política, faz-se necessário um trabalho de educação socioambiental junto à população. Assim, desde 2011, o Movimento em parceria com instituições/empresas públicas e privadas, igrejas, associação comercial, clubes de serviços, voluntários anônimos, etc., tem promovido palestras de conscientização socioambiental, além de eventos como gincanas, mutirões de limpeza e outras ações socioambientalmente corretas. Nesse sentido, várias conquistas já foram alcançadas, dentre as quais: o agrupamento de 20 catadores, para a formação de uma cooperativa (Coopercicla); a instalação de cinco locais de entrega voluntária de resíduos em pontos da cidade em busca de fortalecer o trabalho dos catadores; o fornecimento de caminhão para fazer a coleta nesses pontos (Semma); realização de duas grandes campanhas de descarte em ponto de coleta provisório na Praça Brasil (Associação Comercial Empresarial e Industrial de Rondonópolis – ACIR); os eventos “Valoriza Catador I e II” (espaçode troca de experiências para fortalecimento dos catadores);a implantação de um projeto- piloto de coleta seletiva na Vila Mineira realizado pelos catadores da Coopercicla em parceria como o SANEAR que cede caminhão com motorista, uma vez por semana, para fazer a coleta; o monitoramento/acompanhamento da implantação da coleta seletiva na vila Mineira (Centro de Zoonoses e demais voluntários). Não há o registro quantitativo dos resultados de todas as ações realizadas; entretanto,entre março/2011 e junho/2013,temos o registro de que foram retirados do meio ambiente 102.697,92 kg de resíduos sólidos, provenientes pontos de coleta voluntária, além dos entregues diretamente na Coopercicla por empresas e anônimos; 33 parcerias foram firmadas. Mais de 50 palestras foram realizadas em igrejas, empresas, escolas, faculdades,etc. Há dificuldades, sobretudo pela falta de apoio do poder público,porém têm-se obtido resultados significativos no que se refere à participação voluntária e efetiva da população nos eventos e ações realizadas pelo Movimento.
Palavras-chave: Coleta seletiva. Educação ambiental. Resíduos sólidos (GT- 05)

(1) Voluntária do Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis e Associação Kobra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário