quarta-feira, 4 de setembro de 2013

CAMPANHA RONDONÓPOLIS 100% SEM QUEIMADAS - Alunos do IFMT propagando ideias!



Nesta época do ano, Mato Grosso é um dos estados brasileiros que mais sofrem com o tempo seco e o baixo nível de umidade do ar. Além disto, apesar da proibição das queimadas, esta  prática criminosa ainda é comum em nosso estado, tanto na zona urbana como na zona rural provocando prejuízos não só ao meio ambiente como também à saúde da população.

Assim, é primordial que se façam contínuas campanhas de educação e conscientização da população em prol da participação de todo cidadão, para que juntos, possamos evitar esta prática.

Diante deste cenário, a professora Arlete lançou aos seus alunos a proposta da campanha : "RONDONÓPOLIS 100% SEM QUEIMADAS" . 
Nesta proposta os alunos foram convocados a  exercitar a criatividade e a cidadania produzindo textos de linguagem mista (verbal e não verbal) com frases curtas e de efeito para ser divulgado, via redes sociais e em uma campanha publicitária - IFMT SUSTENTÁVEL, contra queimadas, motivando a população a práticas socioambientalmente corretas.

Mas, além da conscientização que os alunos estão promovendo na sociedade o que achei mais interessante é que, em tempos de tanta discussões e reflexões sobre a importância da avaliação na educação, quando perguntei a professora como seria feita a pontuação destes trabalhos, vejam o que ela me respondeu:

Disse para os alunos que poderíamos falar em pontuação (nota), prêmio ou qualquer outra coisa do gênero. Sim! Poderíamos....MAS, sinceramente, acredito que ações como estas podem e devem ser feitas sem pensar em retornos materiais: “Somos quem podemos ser/Sonhos que podemos ter”. Sou adepta a esse trecho da música dos Engenheiros do Havaí. Acredito que assim vamos nos fazendo ... mais humanos"


Com certeza o processo de ensino-aprendizagem é muito mais do que a simples mensuração de resultados obtidos pelos estudantes em avaliações e este trabalho desenvolvido pela professora Arlete com seus alunos contribui não só para a automotivação e autonomia de seus educandos como também para a construção da cidadania ativa.



































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