quinta-feira, 20 de junho de 2013

Projeto 72 - Um projeto que veio da Alemanha através da voluntária Lisa Zimmermann

A Associação Koblenz Brasil – Kobra foi constituída em 18 de agosto de 1989 para trabalhar em conjunto com a Associação dos Amigos do Brasil em Ingelheim idealizada pela escola Sebastian-Muenster-Gymnasium, ambas fundadas pelo Dr. Hans-Josef Muertz para proporcionar ajuda às pessoas carentes da região de Vila Operária em especial às crianças e adolescentes.      

Desde o inicio o Dr. Muertz tinha como lema “Ajuda para auto-ajuda”. Assim com o apoio dos Padres Alemães Lothar Bauchrowitz e Franz Lax, tentava amenizar as necessidades dos mais necessitados no centro-oeste do Brasil, mais especificamente na cidade de Rondonópolis-MT, trabalhando socialmente há mais de 20 anos. E em 1997, o Dr. Muertz e sua esposa Doris Muertz, dispõem de seus bens e oficializam a Fundação Kobra.
E em 12 de maio de 2008, foi fundada por ex-afilhados das Associações Koblenz Brasil - Kobra e dos Amigos de Ingelheim na Alemanha a Associação Koblenz Brasil – KoBra de Rondonópolis, garantindo assim a continuidade dos trabalhos no Brasil.

Todo ano a Associação Kobra de Rondonópolis recebe um jovem alemão que vem fazer e trabalho voluntário no Brasil. 
Este jovem convive e interage com a comunidade e com as crianças e jovens atendidos pelo projeto Kobra de forma que possa haver uma troca de experiências.

A voluntária Lisa Zimmermann chegou em 2012 e antes de voltar para a Alemanha organizou com a  Associação Kobra e parcerios o PROJETO 72 HORAS.

Este projeto tem como objetivo principal a realização de uma ação socioambiental que deve ser realizada num prazo, como o nome já diz, de 72 horas.
Os idealizadores do projeto resolveram fazer uma pista de caminhada para os idosos do Recanto dos Idosos da Vila Operária usando garrafas pets.  Desta forma, o projeto  propiciou um espaço para caminhada arborizado. que com certeza, incentivará mais idosos a fazer exercício, melhorando a sua qualidade de vida e também retirou deu um novo destino para as garrafas pets que são descartadas no meio ambiente. Além disto, os voluntários do projeto, as crianças e jovens do Kobra e os Cooperados da Coopercicla e os idosos do Recanto dos idosos, trabalharam duro, mas num clima de amorosidade e cooperação em prol da solidariedade. 

Parabéns Lisa e todos os outros voluntários que direta ou indiretamente contribuíram para a realização deste projeto.

E Lisa tenha a certeza que você vai deixar saudades e sua marca positiva, não só nas crianças, adolescentes, funcionários e parceiros da Associação Kobra, mas também, um exemplo para os jovens rondonopolitanos de que é possível contribuir de maneira solidária com a comunidade onde vivemos.
Obrigada Lisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário