segunda-feira, 18 de março de 2013

REUNIÃO COM CATADORES PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO RECICLA RONDONÓPOLIS

O principal objetivo do Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis é a educação e sensibilização da população de Rondonópolis sobre a importância da mudança de hábitos frente ao lixo. Procuramos mostrar para a população que cada um é responsável pelo seu lixo e que se  fizermos  a nossa parte, separando o lixo doméstico, já estaremos ajudando o nosso meio-ambiente.

Mas, um outro objetivo do Movimento que fazemos questão de salientar é a  inclusão dos catadores, que atuam no lixão de Rondonópolis e também nas ruas de nossa cidade, em qualquer projeto de coleta de seletiva que venha a ser implantado em Rondonópolis.

Assim, antes do evento RECICLA RONDONÓPOLIS II, em conversa com a diretora da Escola Municipal Irmã Elza Giovanella, senhora Gilda, que também se mostrou preocupada com os catadores de rua da Vila Mineira e o impacto que o projeto de coleta no bairro poderia resultar para eles, resolvemos fazer uma reunião e convidar todos os catadores para apresentação do Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis, o projeto Recicla Rondonópolis II e também oportunizar aos cooperados da Coopercicla que convidassem os catadores para conhecer a cooperativa que está se formando e os que quisessem poderiam se associar a eles.

O senhor Marcelo Spani, gestor de resíduos sólidos do SANEAR, também apoiou esta ideia e se encarregou de convidar os catadores do lixão. A senhora Gilda contatou alguns catadores do bairro Vila Mineira.

 Para que o convite chegasse aos catadores de rua contamos com a colaboração dos radialistas, Agnelo Corbelino - Programa Notícias de Mato Grosso e Orestes Miraglia - Programa Bom Dia Cidade que abriram espaço para que fizéssemos o convite em seus programas.

Também aproveitamos a oportunidade do Dia da Mulher (08 de março) e no programa Recadão da Clube, com o radialista Leir Lacoeva, fizemos uma homenagem para as mulheres catadoras e  fizemos o convite para a reunião.

No dia 11 de março (segunda-feira) às 19 horas aconteceu a reunião com os catadores na sala de informática da Escola Municipal Irmã Elza Giovanella.






Como vocês podem ver pelas fotos, vários catadores compareceram na reunião. Iniciamos a reunião apresentando os princípios e os desafios da  Lei 12305/2010. Logo após, apresentamos os objetivos do Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis. 
Na intenção de mostrar a história de vida de uma Cooperativa já em funcionamento, passamos um vídeo da Associação Cooperativa de Catadores da Vila Esperança, no município de Santana do Parnaíba.http://www.youtube.com/watch?v=9fRpL7T_YRE
Em seguida, a senhora Jussineide falou sobre a formação da Coopercicla e convidou os catadores presentes a se associarem. O senhor José Reinaldo explicou sobre as cotas partes do capital da cooperativa e qual a forma que os interessados podem ingressar na cooperativa.
No final da apresentação uma das catadoras presentes na reunião perguntou quanto cada catador da Coopercicla estava recebendo por mês e o senhor José Reinaldo explicou que eles recebem por hora trabalhada e que ainda não estão recebendo muitos resíduos, assim cada um recebe entre oitenta a trezentos reais por mês. Neste momento, os catadores disseram que tiram muito mais no lixão e foram saindo da reunião.  
Infelizmente, percebe-se que os catadores não acreditam que a lei vai ser cumprida e que os lixões, local onde trabalham, deverão ser fechados pelo poder público. Outro agravante é que eles vivem exclusivamente da catação nas ruas e no lixão de onde tiram o seu sustento. Mesmo, quando a senhora Gilda, alertou que eles poderiam trabalhar simultaneamente na cooperativa e no lixão, até o momento que a renda da cooperativa melhorasse,  eles não se mostraram interessados e foram saindo da sala.
Apesar de não termos atingido o objetivo de engajar mais catadores na Coopercicla acreditamos que a reunião foi produtiva, afinal pelo menos, mais catadores conheceram os objetivos do Movimento União Recicla Rondonópolis e também a Coopercicla.






Nenhum comentário:

Postar um comentário