quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Segundo dia do Seminário de Saneamento Ambiental de Rondonópolis

No segundo dia do Seminário tivemos a seguinte agenda de palestras:

Francisco Ribeiro Sena Filho - Apresentação da Agência Virtual Sanear

Ana Paula Beer - Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduo Sólidos

João Casarin - Captação de água Subterrânea

Paulo Munhoz - Evolução do Saneamento em Rondonópolis


Na primeira parte do evento o sr. Francisco, antes de começar a sua apresentação sobre Agência Virtual do Sanear,  fez um desabafo sobre a tristeza que tinha ao constatar que tanto a população como também os vereadores não estavam  prestigiando o evento, afinal o seminário foi organizado com a intenção de informar a todos sobre os trabalhos da autarquia que presta serviços de saneamento para a cidade. 

Logo após a apresentação do sr. Francisco, eu fiz a minha fala sobre a importância da participação de cada cidadão para que a coleta seletiva, um dos princípios básicos da Politica Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12 305/2010) seja implantada com sucesso na nossa cidade. Afinal sem a separação dos resíduos na fonte geradora (residências, empresas, etc..) não conseguiremos implantar a coleta seletiva e a logística reversa. 

O sr. João Casarin, geólogo e professor da UFMT, fez uma fala em  defesa  da captação de água para o saneamento da cidade via águas subterrâneas e logo em seguida o sr. Paulo Munhoz apresentou e defendeu o projeto que foi implantado na nossa cidade que capta a água no Rio Vermelho.

Foi então que as discussões começaram e apesar de acirradas foram esclarecedores e me causaram muita preocupação.Por falta de maior conhecimento na área de Saneamento e captação de água, ainda não posso opinar qual seria realmente o melhor projeto para nossa cidade, mas o que me deixou bem preocupada é que o sr. Paulo Munhoz ao apresentar o seu projeto, nos mostrou os valores que foram liberados para a execução do mesmo (valores compatíveis para construção de Saneamento básico de cidade de primeiro mundo), entretanto a empresa que ganhou a licitação da obra, não está cumprindo o cronograma de entrega das mesmas e assim corremos o risco de no futuro termos problemas mais sérios de falta de água pela cidade.

Além deste problema, segundo os palestrantes do dia anterior, nosso município tem até 2013 para entregar o Plano Municipal de Saneamento Básico e até 2014 para cumprir a Lei 12305/2010, fora os outros problemas (saúde, infra-estrutura, etc...) que assolam nossa cidade. Bem preocupante, não acham??

De qualquer forma, parabenizo ao sr. Jean (Diretor do Sanear) e os funcionários que organizaram o evento, pois acredito ser essencial oferecer para a sociedade espaços para a divulgação e discussão dos trabalhos e problemas que envolvem nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário