Este blog foi criado com o objetivo de apresentar o Movimento União Cidadã: Recicla Rondonópolis e também disponibilizar um espaço para divulgação de projetos e ações voltadas em prol da gestão de resíduos sólidos em Rondonópolis de forma a atender os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/2010.
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
CIE CIDADÃO EU ME LIXO PARA O LIXO E IFMT SUSTENTÁVEL: A COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NO PROCESSO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO também no CONPEDUC
A professora Arlete também marcou presença no Conpeduc/2013 com dois projetos:
Ciecidadão Eu me Lixo para o Lixo: propagando bons hábitos em forma de pôster e
IFMT Sustentável: A Coleta Seletiva Solidária no Processo Interdisciplinar de Ensino - como comunicação oral.
Os dois projetos tem como tema gerador a gestão de resíduos sólidos.
MOVIMENTO UNIÃO CIDADÃ RECICLA RONDONÓPOLIS NO CONPEDUC RONDONÓPOLIS/2013
Participamos do Conpeduc/2013, divulgando as ações de educação ambiental não formal desenvolvidas pelo Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis na modalidade pôster.
O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT/Rondonópolis e o tema desta edição do evento foi: TEMPOS DE VIDA, CULTURA E EDUCAÇÃO.
Abaixo publicamos o texto completo do nosso resumo:
MOVIMENTO UNIÃO CIDADÃ RECICLA RONDONÓPOLIS:PROMOVENDO O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL
Ana Paula Silva Beer (1)
beer10@terra.com.br
GT05: Educação e Diversidades
Resumo:
O Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis, de cunho educativo-socioambiental, não formal, é constituído por voluntários que, por meio de palestras educativas e articulação com parceiros, orienta a população de Rondonópolis sobre importância da prática dos 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – e sobre a separação e destinação corretas dos resíduos sólidos, contribuindo para futura implantação de um programa de coleta seletiva na cidade. Esses objetivos estão em consonância com Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10), aprovada em 2010, que traz grandes desafios para toda sociedade, prevendo a responsabilidade compartilhada entre governo, empresas e sociedade. Para o sucesso dessa política, faz-se necessário um trabalho de educação socioambiental junto à população. Assim, desde 2011, o Movimento em parceria com instituições/empresas públicas e privadas, igrejas, associação comercial, clubes de serviços, voluntários anônimos, etc., tem promovido palestras de conscientização socioambiental, além de eventos como gincanas, mutirões de limpeza e outras ações socioambientalmente corretas. Nesse sentido, várias conquistas já foram alcançadas, dentre as quais: o agrupamento de 20 catadores, para a formação de uma cooperativa (Coopercicla); a instalação de cinco locais de entrega voluntária de resíduos em pontos da cidade em busca de fortalecer o trabalho dos catadores; o fornecimento de caminhão para fazer a coleta nesses pontos (Semma); realização de duas grandes campanhas de descarte em ponto de coleta provisório na Praça Brasil (Associação Comercial Empresarial e Industrial de Rondonópolis – ACIR); os eventos “Valoriza Catador I e II” (espaçode troca de experiências para fortalecimento dos catadores);a implantação de um projeto- piloto de coleta seletiva na Vila Mineira realizado pelos catadores da Coopercicla em parceria como o SANEAR que cede caminhão com motorista, uma vez por semana, para fazer a coleta; o monitoramento/acompanhamento da implantação da coleta seletiva na vila Mineira (Centro de Zoonoses e demais voluntários). Não há o registro quantitativo dos resultados de todas as ações realizadas; entretanto,entre março/2011 e junho/2013,temos o registro de que foram retirados do meio ambiente 102.697,92 kg de resíduos sólidos, provenientes pontos de coleta voluntária, além dos entregues diretamente na Coopercicla por empresas e anônimos; 33 parcerias foram firmadas. Mais de 50 palestras foram realizadas em igrejas, empresas, escolas, faculdades,etc. Há dificuldades, sobretudo pela falta de apoio do poder público,porém têm-se obtido resultados significativos no que se refere à participação voluntária e efetiva da população nos eventos e ações realizadas pelo Movimento.
Palavras-chave: Coleta seletiva. Educação ambiental. Resíduos sólidos (GT- 05)
(1) Voluntária do Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis e Associação Kobra.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Aula de campo com meninos e meninas do Projeto Agente Ambiental Mirim
O sucesso da implantação de um Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) exige novos conhecimentos, olhares e posturas de toda a sociedade.
Mas, começar pelas crianças é fundamental, afinal elas ainda estão com as "janelas abertas" e aprendem muito rápido.
Hoje estivemos no lixão de Rondonópolis com os meninos e meninas do Projeto: Agente Ambiental Mirim, um projeto desenvolvido pela PM Ambiental de Rondonópolis.
O objetivo da visita foi mostrar para as crianças os impactos ambientais que provocamos através do descarte incorreto do nosso lixo. Além disto, eles também puderam conhecer a realidade da vida dos catadores (as) de materiais recicláveis.
Na próxima quinta-feira, dia 05 de setembro, teremos outro encontro onde vamos refletir sobre os conceitos: consumo consciente, 3Rs, Sustentabilidade e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Mas, começar pelas crianças é fundamental, afinal elas ainda estão com as "janelas abertas" e aprendem muito rápido.
Hoje estivemos no lixão de Rondonópolis com os meninos e meninas do Projeto: Agente Ambiental Mirim, um projeto desenvolvido pela PM Ambiental de Rondonópolis.
O objetivo da visita foi mostrar para as crianças os impactos ambientais que provocamos através do descarte incorreto do nosso lixo. Além disto, eles também puderam conhecer a realidade da vida dos catadores (as) de materiais recicláveis.
Na próxima quinta-feira, dia 05 de setembro, teremos outro encontro onde vamos refletir sobre os conceitos: consumo consciente, 3Rs, Sustentabilidade e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Catadores no lixão de Rondonópolis |
Disputa entre os catadores e a máquina - é preciso catar rapidamente antes que a máquina enterre os resíduos. |
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE
Acreditamos que somente através da educação, da mudança da cultura é que será possível a construção de sociedades sustentáveis.
E em homenagem aos muitos educadores, que espalhados por este nosso grande Brasil, anonimamente, buscam colocar dentro de suas disciplinas e de seus planos de ensino, de forma transversal, conceitos e valores voltados para a sustentabilidade, quero relatar o trabalho de uma professora de Rondonópolis, que tenho o privilegio de poder acompanhar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXW0PfrpcV7eP8fSWxCbfK6GW5_SU0LQOBl84Pls28c8ILQYNqgCfNE4OL33Zk_JkrxqobAz4rMB4xFeog8mhntDoJvPwG9TEeHYdpWCMm8auEIW8ujKEGkm1Wy38tpc9GTcHO3HN_6PA/s1600/blogARLETE+PROFESSORA.jpg)
Só para se ter uma ideia do trabalho desta professora acessem o link abaixo e veja o RAP ATITUDE CERTA - Produção dos alunos do IFMT
http://www.youtube.com/watch?v=HJRhIKzSW88&feature=share
Mas, não é de agora, que a professora trabalha com o tema gerador - Resíduos Sólidos e Politica Nacional de Resíduos Sólidos e usa a educomunicação em suas aulas. Através da Educomunicação a professora aposta na criatividade dos alunos e no potencial destes jovens enquanto multiplicadores de conhecimento.
Acessem o blog Práticas Escrita na Escola (link abaixo) e vejam as produções dos alunos no projeto CIECIDADÃO: "Eu me lixo para o lixo"
http://praticasescrita.blogspot.com.br/2013_06_01_archive.htmlMas, não é de agora, que a professora trabalha com o tema gerador - Resíduos Sólidos e Politica Nacional de Resíduos Sólidos e usa a educomunicação em suas aulas. Através da Educomunicação a professora aposta na criatividade dos alunos e no potencial destes jovens enquanto multiplicadores de conhecimento.
Acessem o blog Práticas Escrita na Escola (link abaixo) e vejam as produções dos alunos no projeto CIECIDADÃO: "Eu me lixo para o lixo"
domingo, 25 de agosto de 2013
SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE APRESENTA PROJETO QUE DEVERÁ BENEFICIAR TODOS CATADORES (AS) DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DO ESTADO
Ontem (dia 23/08) participamos de uma série de reuniões com os responsáveis do projeto: Fomento a Empreendimentos Econômicos Solidários e Redes de Cooperativas atuantes com Resíduos Sólidos constituídas por Catadores e Catadoras de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis que vieram a Rondonópolis para apresentar o projeto à Prefeitura, ao Sanear, ao Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis e ao grupo de catadores do Jardim das Flores que estão se organizando para formação da cooperativa Coopercicla.
Este projeto foi elaborado pelo Secretaria Estadual de Meio Ambiente atendendo um edital do Ministério do Trabalho que através do SENAES disponibiliza recursos para a inclusão social dos catadores de rua e os que ainda se encontram nos lixões dos municípios.
Segundo a senhora Terezinha Rodrigues, coordenadora do projeto e representante do departamento de resíduos sólidos da SEMA, o principal objetivo do projeto é diagnostico da realidade de catadores em Mato Grosso. O projeto também buscará promover o inclusão socioprodutiva destas pessoas por meio de ações que os capacitarão para o trabalho em cooperativas e também fomentando os sistemas de coleta seletiva nos municípios.
Devido a grande abrangência do projeto (todo estado de Mato Grosso- 141 municípios), o estado foi dividido em 5 territórios e cada um destes territórios abrange vários municípios.
Rondonópolis faz parte do Território 2, que é composto pelos municípios de Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, São Pedro da Cipa.
Dentro deste território, Rondonópolis foi eleita a cidade Polo, pois além de ser a maior cidade deste território e a que produz mais resíduos, ainda tem lixão a céu aberto e supõem- se (já que não temos diagnóstico) a que tem mais catadores . Ao ser eleita como polo do território, a prefeitura de Rondonópolis deverá dar suporte e apoio para os cursos que serão realizados para os catadores, dar suporte para a empresa que virá fazer o levantamento e diagnóstico do número de catadores dos municípios e também promover através dos serviços já ofertados (inclusão dos catadores no Cadastro Único do Governo Federal;emissão de documentação civil, inclusão de catadores em cursos, etc) pelas diversas secretarias (Ação Social, Habitação, Educação, Saúde) a inclusão dos catadores de nosso município.
Os cursos de formação para todos os catadores deste território deverão acontecer aqui, além disto, está previsto no projeto a doação de um caminhão, um computador, uniformes, uma prensa e um computador para a cooperativa que vier a ser formada na cidade por catadores retirados do lixão e das ruas.
O recurso para realização do projeto é de R$ 3,750,00 milhões do Governo Federal e terá contrapartida de 5% do Estado.
Acreditamos que este projeto será muito importante para nossa cidade, visto que nosso município ainda não tem um Plano de Saneamento Básico e nem um plano de gestão de resíduos sólidos em conformidade com Lei 12305/2010. Diante deste cenário, o cadastramento e diagnóstico dos catadores propiciarão a implantação de outras ações de médio e longo prazo, que fazem parte do modelo de projeto de gestão de resíduos como determina a Lei.
Além disto, a Prefeitura não realizou, até agora, nenhuma ação em prol da retirada dos catadores do lixo e das ruas e também não promoveu nenhuma atividade voltada para a inserção social e produtiva destas pessoas, que ficaram sem trabalho com o fechamento do lixão conforme exigência da Lei 12305.
Assim, vamos aguardar ansiosamente o início das ações deste projeto em nosso município (previstas para o início de 2014). Entretanto é preciso destacar, que para o sucesso das ações é necessário o real comprometimento de nossos gestores público, não só realizando a sua parte na parceria firmada com o comitê gestor do projeto, como também cobrando e fiscalizando os serviços (levantamento, diagnóstico, educação) que serão prestados aos catadores pelas empresas que serão contratadas através de licitação.
terça-feira, 20 de agosto de 2013
COMPOSTEIRAS MANUAIS E AUTOMÁTICAS
Após a palestra, em conversa com o sr. João Carlos Farias sobre o projeto do Movimento União Cidadã Recicla Rondonópolis, ficamos sabendo que ele também é representante de venda das composteiras Jora.
Estas composteiras usam um sistema de dois compartilhamentos que permite constante introdução de material na composteira, separando o material em processo de maturação. Além disto elas tem vários tamanhos e são fabricadas no modelo manual ou automático.
Achei bem interessante, pois sabemos que a maior parte dos resíduos descartados nos lixões são resíduos orgânicos (54%)e como a Política Nacional de Resíduos Sólidos prioriza não só a reciclagem, mas também a compostagem, esta composteira pode ser uma boa solução para quem quer contribuir para redução da utilização dos aterros sanitários e também com a reutilização dos resíduos orgânicos.
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA
Dia 14 de agosto tivemos a oportunidade de assistir a uma palestra ministrada pelo sr. João Carlos Farias, que se apresenta como Doutor Água. Atuando há mais de 12 anos com produtos e ações ligadas à economia de água e sustentabilidade, o sr. João se tornou especialista no assunto e idealizou um projeto que torna acessível a captação, reservação e reuso da água da chuva para residências e instalações comerciais e indústrias.
Na palestra realizada no SANEAR em parceria com a ARPA, o sr. João além de mostrar a importância da preservação da água, apresentou o seus produtos e projetos que economizam e reaproveitam a água da chuva, como também apresentou pesquisas e dados sobre a quantidade de chuva e viabilidade da implantação dos projetos aqui no nosso estado.
Para quem quiser estiver interessado em aliar preservação do meio ambiente e redução do valor da conta de água, acesse o site do Doutor Água http://doutoragua.com.br/
Para quem é de Rondonópolis e região - ligar P.J Consultoria Ambiental - (66) 34224587
Mudança na data da Conferência Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso
Conforme divulgado (abaixo) a data da Conferência Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso foi alterada do dia 11 a 13 de setembro para os dias 03 a 05 deste mesmo mês. O sr. Wilson Gambogi Pinheiro Taquis, coordenador do evento explicou que a mudança da data se deve a busca de local adequado para que mais pessoas possam participar. Entretanto, ficamos preocupados porque as etapas municipais já aconteceram e os delegados eleitos se candidataram na certeza que o evento estadual seria dia 11 a 13 de setembro. Agora fica a dúvida, será que a mudança de data não inviabilizará a ida destas pessoas? Já fiquei sabendo que um dos delegados eleitos na nossa conferência (Rondonópolis) não poderá ir, pois tem outro compromisso inadiável no dias 3 a 5. Será que isto não vai acontecer com outros delegados?
De repente, ao querer garantir a participação de mais segmentos e pessoas na discussões, a mudança da data do evento pode trazer provocar um efeito contrário.
De qualquer forma, vamos divulgar!
http://www.mt.gov.br/editorias/meio-ambiente/data-de-realizacao-do-iii-coema-e-alterada/93786
AÇÕES PRIORITÁRIAS - CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE RONDONÓPOLIS
Estas são as ações que foram formuladas pelos cidadãos que participaram da 4a. Conferência de Meio Ambiente de Rondonópolis e que foram enviadas para a etapa estadual que acontecerá em Cuiabá.
Ordem
|
Ações
Prioritárias
|
Eixo
Temático
|
1º
|
Incluir práticas de
consumo consciente nas escolas, empresas e demais instituições;
|
Eixo
1
|
2º
|
Promover incentivos fiscais a empresas com boas
práticas ambientais (como produção mais limpa, certificações ambientais, selo
verde, ISO 14000...);
|
|
3º
|
Implantar infraestrutura necessária para a
efetivação da coleta seletiva no município;
|
|
4º
|
Implantar cadeias eficientes de logística reversa no
município com efetiva fiscalização;
|
|
5º
|
Incentivar por meio
fiscal e/ou de crédito diferenciado a produção de alimentos saudáveis por
processos sustentáveis e a preços acessíveis; Com incentivo ao comércio em
locais apropriados.
|
1º
|
Criação de incentivos e parcerias intermunicipais
para empresas de beneficiamento de resíduos sólidos na mesoregião da cidade
de Rondonópolis;
|
Eixo
2
|
2º
|
Garantir verba, estrutura
específica e pessoal capacitado para realizar a gestão dos resíduos sólidos
no município, inclusive o óleo de
cozinha usado;
|
|
3º
|
Fortalecer práticas de fiscalização e controle da
geração dos resíduos sólidos nos setores privado, público e social;
|
|
4º
|
Incentivar a substituição das sacolas plásticas do
comércio, disponibilizando alternativas viáveis e de baixo custo à população;
|
|
5º
|
Elaborar o novo Plano Municipal de Resíduos Sólidos (c/
inclusão dos itens da PNRS, prazo determinado, ampla visibilidade e prazo
para consulta pública).
|
1º
|
Garantir
a formação de cooperativas;
|
Eixo
3
|
2º
|
Oferecer
capacitação técnica e profissionalizante aos trabalhadores da cadeia
produtiva de reciclagem;
|
|
3º
|
Instituir
a coleta seletiva solidária nos órgãos federais, estaduais e municipais;
|
|
4º
|
Ampliar
e direcionar incentivos fiscais para as instituições e empresas que fomentem
a elaboração de novas tecnologias utilizadas no processamento de resíduos
sólidos;
|
|
5º
|
Incentivar
as parcerias entre poder público, instituições, empresas e cooperativas na
implantação de negócios no reaproveitamento de resíduos.
|
1º
|
Criação
do Fundo de Educação Ambiental;
|
Eixo
4
|
2º
|
Implantar
e finalizar a Educomunicação conforme Política Nacional de Educação
Ambiental, garantindo em horário nobre nos veículos de comunicação de massa,
inclusive em canais abertos, com tempo mínimo de 15 minutos diários;
|
|
3º
|
Realização
de Simpósio de Educação Ambiental anualmente, com divulgação de diagnóstico,
trabalhos acadêmicos, relatórios e planejamento aberto para sociedade civil;
|
|
4º
|
Fazer
cumprir os Incentivos as Ações Ambientais previstos na legislação ambiental
vigente;
|
|
5º
|
Criação
de bancos de dados sistematizados com informações Ambientais para serem
disponibilizados para a população com apoio das autarquias e demais
instituições.
|
Bloco II- Delegados
|
DELEGADOS ELEITOS
SETOR SOCIEDADE CIVIL
1. Vagner
Hanbricht Pinheiro – (66) Celular ou
Tel. Convencional – e-mail
Suplentes: José Francisco da Silva
Altina Naves
SETOR PÚBLICO MUNICIPAL
3. Odair
Alves de Oliveira – (66) 9611-4501 –
e-mail
Suplente: Gilberto Carlos Pires do Nascimento
SETOR EMPRESARIAL
4. Delmo
Lima Albres – (66) 3421-1655 /
9636-4908 – delmo.l@hotmail.com
Suplente: Ananias Huther Farias |
terça-feira, 13 de agosto de 2013
JOVENS DO NEXA VISITAM A EMPRESA IGUAÇU MÁQUINAS
Mais uma ação do projeto RONDONÓPOLIS CONSCIENTIZADA E MAIS LIMPA realizada pelos jovens do Nexa Rondonópolis.
Visita a uma empresa que já tem ações socioambientalmente corretas.
Abaixo os jovens na Iguaçu Máquinas, recebidos pela gestora de marketing, Estela Gavinho que contou um pouco da história da empresa, descreveu e demonstrou as ações que a empresa já realiza, tanto aqui em Rondonópolis, como também nas outras filiais.
Seguindo o cronograma do projeto os jovens ainda vão realizar uma oficina de sabão (feito de óleo), uma de reciclagem de potes e também deverão terminar o Nexa park (parque infantil feito de pneus) que iniciaram no sábado passado.
Caso você queira ajudar estes jovens a realizar todas estas tarefas, como voluntário ou parceiro ligue: 84426344
Assinar:
Postagens (Atom)