Nesta época do ano, Mato Grosso é um dos estados brasileiros que mais sofrem com o tempo seco e o baixo nível de umidade do ar. Além disto, apesar da proibição das queimadas, esta prática criminosa ainda é comum em nosso estado, tanto na zona urbana como na zona rural provocando prejuízos não só ao meio ambiente como também à saúde da população.
Assim, é primordial que se façam contínuas campanhas de educação e conscientização da população em prol da participação de todo cidadão, para que juntos, possamos evitar esta prática.
Diante deste cenário, a professora Arlete lançou aos seus alunos a proposta da campanha : "RONDONÓPOLIS 100% SEM QUEIMADAS" .
Nesta proposta os alunos foram convocados a exercitar a criatividade e a cidadania produzindo textos de linguagem mista (verbal e não verbal) com frases curtas e de efeito para ser divulgado, via redes sociais e em uma campanha publicitária - IFMT SUSTENTÁVEL, contra queimadas, motivando a população a práticas socioambientalmente corretas.
Mas, além da conscientização que os alunos estão promovendo na sociedade o que achei mais interessante é que, em tempos de tanta discussões e reflexões sobre a importância da avaliação na educação, quando perguntei a professora como seria feita a pontuação destes trabalhos, vejam o que ela me respondeu:
Com certeza o processo de ensino-aprendizagem é muito mais do que a simples mensuração de resultados obtidos pelos estudantes em avaliações e este trabalho desenvolvido pela professora Arlete com seus alunos contribui não só para a automotivação e autonomia de seus educandos como também para a construção da cidadania ativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário